quarta-feira, 14 de outubro de 2009

O que é uma dissertação?

Características Gerais

Dissertações e teses constituem o produto de pesquisas desenvolvidas em cursos de nível de pós-graduação (mestrado e doutorado). Abordam um tema único, exigindo investigações próprias à área de especialização e métodos específicos. (...) A diferença entre tese e dissertação refere-se ao grau de profundidade e originalidade exigido na tese, defendida na conclusão de curso de doutoramento. (FRANÇA, 1996)

Grau de exigência sobre o conteúdo

Deve-se procurar garantir as diferenciações entre pessoas, áreas do conhecimento, temáticas e Instituições de Ensino Superior.
Deve ser exigência mínima a: a) exposição clara do objeto de estudos e dos objetivos; b) demonstração do domínio de técnicas de coleta e de análise da informação geológica; c) reflexão teórica mínima sobre os resultados da análise com base no confronto com a revisão bibliográfica e os objetivos apontados.
A tese/dissertação é um exercício de autoria para o doutorando/mestrando, que deve ser praticado com o desenvolvimento da disciplina intelectual visando a sua independência de reflexão.
É preciso delimitar a abrangência do estudo de acordo com as exigências acima colocadas, buscando demonstrar o envolvimento efetivo do orientador.
Os itens acima colocados devem ser compreendidos como princípios e não como normas fechadas para que se evite o excesso de regras que pode, se não se tomar cuidado, engessar a criatividade dos autores e orientadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário